Os diferenciais no uso de DPS com a tecnologia de centelhadores

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No podcast de hoje, falaremos sobre os diferenciais de se utilizar dispositivos de proteção contra surtos fabricados com a tecnologia de centelhadores, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

O uso de dispositivos supressores de surtos elétricos visa impedir a queima de equipamentos eletroeletrônicos. Sua principal função é desviar o surto elétrico, impedindo que este chegue ao equipamento através das linhas de energia, sinal e terra, causando danos a seus circuitos internos. Quando especificados corretamente, os DPS podem garantir que o equipamento não irá se danificar ou interromper o seu serviço.

As manutenções periódicas nesses dispositivos são tão importantes quanto as especificações. É preciso verificar com certa frequência se esses dispositivos não se danificaram ao chegar ao seu limite máximo de serviço. Os DPS construídos a partir da tecnologia de varistores de óxido de zinco são exemplos de protetores que possuem vida útil limitada. Eles são construídos para resistir até 2 vezes o seu valor de corrente máximo e até 20 vezes o seu valor de corrente nominal. Se eles são instalados em locais onde o número de descargas atmosféricas é bem alto, provavelmente a durabilidade será baixa e eles deverão ser trocados com uma maior frequência.

Ao chegar ao fim da vida útil, os DPS’s vão deixar de funcionar e em alguns casos, podem até gerar um curto circuito, colocando em risco os equipamentos que deveriam proteger. Daí a importância de se possuir um fusível de backup e ter uma constância na manutenção. Em instalações de fácil acesso e/ou em locais onde o índice de descargas atmosféricas é baixo, isso não chega a ser um grande problema, mas em locais de difícil acesso ou locais onde a demanda da manutenção já é alta ou onde a falha do equipamento pode causar grandes prejuízos, o ideal é utilizar protetores com uma longa vida útil.

É aí que entram os centelhadores. Sua construção é dada por diversos eletrodos separados por materiais isolantes, com as mais variadas configurações internas, cujo objetivo é reduzir a tensão que restará nos terminais do equipamento durante a condução do surto elétrico para o aterramento. Centelhadores possuem uma baixíssima taxa de degradação ao longo do tempo. Dessa forma a frequência entre as suas manutenções é a menor possível, garantindo um maior retorno do investimento a longo prazo ao mesmo tempo em que garantem a disponibilidade dos equipamentos, mesmo em locais afastados e com alto índice de descargas atmosféricas.

A DEHN, empresa alemã, referência mundial no mercado de protetores de surtos, possui alguns diferenciais, como a utilização de protetores combinados do tipo 1+2, ou seja, ao mesmo tempo em que protegem contra a corrente de surto conduzida, esses protetores também protegem contra as correntes de surto induzidas pelas descargas atmosféricas. Isso tudo com o menor desgaste possível, praticamente sem se danificar. Também possuem baixíssimo nível de proteção, podendo inclusive utilizar esses centelhadores para proteção dos equipamentos finais. Desse modo, o número de protetores necessários e também o espaço requerido é bem menor do que se comparados a outras soluções existentes no mercado.

Além disso, os protetores da DEHN possuem resistência a vibrações, podendo inclusive ser instalados em grandes máquinas e estruturas, como britadores e geradores eólicos. Esses diferenciais podem ser vistos nos modelos DEHNshield, que é indicado para os níveis de proteção 3 e 4 do SPDA, os mais comuns de se encontrar em projetos, e também podem ser vistos nos modelos DEHNventil, indicados para os níveis de proteção 1 e 2 do SPDA, que são os mais altos possíveis.

Sempre que for necessário fazer a proteção contra surtos conduzidos do raio com os chamados DPS Tipo 1 ou tipo 1+2 , opte por utilizar centelhadores. No catálogo da DEHN, cujo download também está disponível no site da Termotécnica Para Raios, você encontra as mais variadas opções de protetores de surtos elétricos de alta tecnologia, para todos os tipos de linhas de energia e sinal. Na Termotécnica Para-raios você também encontra serviços como projetos, consultorias, acompanhamentos de obras e cursos on-line de SPDA e MPSs (Medidas de proteção contra surtos). Continue ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!